O storytelling é uma das ferramentas mais poderosas da humanidade.
Está em todo o lado. Por isso, na publicidade, a resposta nunca é mais tecnologia ou um orçamento maior. Nope. A resposta está em criar uma história que as pessoas possam sentir.
Neste mundo inundado de anúncios e dados, só as marcas que estabelecem uma ligação emocional com as pessoas (não consumidores, mas pessoas, com sentimentos, sonhos e medos) conseguem realmente destacar-se.
As pessoas não recordam uma marca por ter, por exemplo, +30% de enzimas (ou outro dado técnico qualquer). Não, elas recordam marcas que as surpreenderam, que as fizeram rir, que as comoveram, que as fizeram sentir poderosas.
Por exemplo, o último detergente que comprou não deve ser da marca do micro-engenheiro de bata branca, pendurado nas fibras da camisa, a dizer que aquele produto tira 20% melhor as nódoas. Comprou (a maioria) a marca que comprou, porque lhe disse que é “bom sujar-se”, enquanto lhe mostrava o seu filho a brincar, feliz, com os amigos, no quintal.
O storytelling emocional liga-nos a experiências humanas universais, como superar adversidades, encontrar um propósito ou sentir alegria.
É isto o que importa às pessoas e, quando ligado ao Melhor da Sua Marca, será uma receita de sucesso.
Seja a promover tecnologia ou ténis (sapatos desportivos, vá!), é a narrativa emocional o que as pessoas vão recordar e partilhar.
Mas, atenção que tudo isto tem de ser autêntico. Numa altura em que os consumidores estão mais informados e críticos do que nunca, a falta de transparência pode prejudicar uma marca terrivelmente. Por isso, o storytelling funciona melhor quando se baseia em verdades humanas reais e relacionadas com as marcas.
E quem acerta nisto, não vende apenas produtos — cria relações duradouras porque, o verdadeiro poder do storytelling gera confiança e lealdade, não apenas vendas imediatas.
Sim, eu sei que o seu chefe não vai gostar desta frase, mas é assim que funciona.
Quando o clientes se sentem o herói da história, é aí que realmente mora o sucesso.
O verdadeiro 💰💰💰.
Aqui está a lista das marcas mais valiosas — https://www.forbes.com/powerful-brands/list/
Agora vá YouTubar os seus anúncios e vai perceber…