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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/lightage/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121Está a acontecer com a publicidade o mesmo que aconteceu com a pêra rocha, as douradas, as calças de ganga ou os automóveis eléctricos. Ou seja, produz-se cada vez mais publicidade de plástico ou, melhor dizendo, publicidade de fibra.Linda, com o tamanho e peso certos, capaz de servir a todos e parecer-se com todos. Um…
Mais um ano e mais uma vez a Pantone anuncia a cor que marcará os próximos 365 dias. E, em 2025, a cor eleita é… (rufo dos tambores) a Mocha Mousse. A sério. É mesmo esta a cor. Quando vi pela primeira vez também me veio à memória esse grande arauto da cultura popular portuguesa…
Spoiler Alert: não vou falar da castanha, nem da Control. Só da minhoca. A minhoca que é hoje a melhor metáfora da publicidade e da comunicação, logo, da sociedade em geral, uma vez que as primeiras são reflexo da segunda. Senão vejamos: A minhoca é um invertebrado, ou seja, um ser capaz de se contorcer…
Parece uma frase dum daqueles teenagers que repete constantemente a palavra “tipo”, mas é o título desta opinião sobre a questão masculino / feminino e a Kamala. Vem, pois, isto a propósito da eleição presidencial americana, mas, também, das campanhas sobre a menopausa, o período, a igualdade de oportunidades, os desportos e marcas desportivas ou,…
É, mais ou menos, como diz o poeta: a revolução está a acontecer e será televisionada. E estou apenas a querer falar-vos de publicidade, mais concretamente, de publicidade a automóveis. Já lá vai o tempo — muito, infelizmente — em que era um dos mercados mais interessantes e inteligentes a comunicar. Grandes ideias em grandes…
Ou, de uma forma mais elaborada, O paradoxo da Sustentabilidade e o papel da Publicidade no mundo do consumo em massa. A sustentabilidade e as políticas de ESG tornaram-se um tema central na publicidade. Todas as grandes marcas já fizeram as suas tentativas de entrar neste tema, mas nem sempre a coisa tem corrido bem.…
O storytelling é uma das ferramentas mais poderosas da humanidade.Está em todo o lado. Por isso, na publicidade, a resposta nunca é mais tecnologia ou um orçamento maior. Nope. A resposta está em criar uma história que as pessoas possam sentir. Neste mundo inundado de anúncios e dados, só as marcas que estabelecem uma ligação…
Eis a resposta à pergunta “Como definirias a inteligência artificial num título curto e conciso para um artigo sobre o potencial da mesma?”Três coisas, três, saltam neste momento: 1 – a humildade da própria inteligência artificial sobre si mesma – “O” potencial transformador. Não “Um”, mas “O”; 2 – a convicção do “artista” – as…
De onde vem a inspiração?Como se transforma um plano, racional e bem fundamentado, num pensamento lateral, disruptivo mesmo?Há anos que me debato com estas dúvidas metódicas. Para quem ganha a vida com este negócio, saber de onde vêm as ideias torna-se fundamental. É uma espécie de mapa da mina.Partilho, pois, algumas das minhas reflexões sobre…
O ano ainda não tinha terminado, e já me questionavam sobre as tendências para o próximo.Decidi esperar 15 dias antes de pensar nisso. Encerrar 2023 e, apenas em meados de janeiro, mergulhar na futurologia. Cá estão, pois, as tendências’ 24: 1. A grande tendência do próximo ano é não acreditar em tendências. A mudança e…