O storytelling é uma das ferramentas mais poderosas da humanidade.Está em todo o lado. Por isso, na publicidade, a resposta nunca é mais tecnologia ou um orçamento maior. Nope. A resposta está em criar uma história que as pessoas possam sentir. Neste mundo inundado de anúncios e dados, só as marcas que estabelecem uma ligação…
Eis a resposta à pergunta “Como definirias a inteligência artificial num título curto e conciso para um artigo sobre o potencial da mesma?”Três coisas, três, saltam neste momento: 1 – a humildade da própria inteligência artificial sobre si mesma – “O” potencial transformador. Não “Um”, mas “O”; 2 – a convicção do “artista” – as…
De onde vem a inspiração?Como se transforma um plano, racional e bem fundamentado, num pensamento lateral, disruptivo mesmo?Há anos que me debato com estas dúvidas metódicas. Para quem ganha a vida com este negócio, saber de onde vêm as ideias torna-se fundamental. É uma espécie de mapa da mina.Partilho, pois, algumas das minhas reflexões sobre…
O ano ainda não tinha terminado, e já me questionavam sobre as tendências para o próximo.Decidi esperar 15 dias antes de pensar nisso. Encerrar 2023 e, apenas em meados de janeiro, mergulhar na futurologia. Cá estão, pois, as tendências’ 24: 1. A grande tendência do próximo ano é não acreditar em tendências. A mudança e…
Há um duplo sentido interessante nesta frase. Por um lado a ideia de que o Natal é a oportunidade para vender todos os produtos. Por outro, a sugestão de que todas as marcas se vendem ao espírito de Natal. Aproveitam-se da época para se promover. Mesmo quando o que vendem não tem qualquer ligação com…
Vem isto a propósito da cultura do cancelamento, do bullying, dos ‘ismos, dos ovos-verdes-na-cara-do-ministro e do politicamente correcto. Só até este ponto já devo ter ofendido umas 328 pessoas.E ainda não disse nada!Ora, o problema é este mesmo: hoje em dia não é preciso dizer grande coisa para ter uma tropa de ofendidos. Olhemos para…
Há dois temas de que nós nas agências ouvimos falar frequentemente nas passagens de briefing, antigamente in loco e agora em call:1 – Content marketing2 – Sustentabilidade Desde há 13 dias, há também um outro item habitual: um bom exemplo.Quase sempre feito lá fora, por uma grande marca e que nos pode servir de inspiração.…
É a velha questão do “Já chegámos?”, conheces?Ora, a minha resposta favorita, neste caso como noutros é: depende.(A melhor resposta para QUALQUER pergunta).Mas, para não encerrarmos já o tema, digamos que é preciso o tempo necessário para, a pessoa mais dotada sobre o tema, ter a certeza de que tudo está perfeitamente alinhado.E agora, já…
Calma amigos do bloco, eu sei que isto dava um processo por piropo grosseiro ou assédio sexual discriminatório. Mas, estou apenas a falar da Inteligência Artificial e do que se escreve sobre ela.O que vos peço é que esqueçam os títulos e se foquem no conteúdo. Muito se tem falado das maravilhas desta ferramenta que vai…
Pelo menos o mundo das marcas, da música, do cinema, da fotografia, … das artes em geral.É certo que há alguns outros mundos em turbulência, mas o da Cultura & Comunicação está beije.E não sou só eu quem o diz.Um estudo recente, feito com a muito aclamada AI (este acrónimo parece-me uma premonição do que…