É difícil este exercício. Principalmente se pensar em Comunicação e, mais concretamente, em Publicidade.Sendo (a boa, a realmente eficaz) uma actividade provocadora, como se faz para provocar política e correctamente? Na minha opinião, não faz. E é por isso que estamos a atravessar a Época Negra dos Reclamos™.Publicidade mole, cinza, chochinha ou, pior ainda, certinha.…
Ponto prévio: este texto não foi escrito pelo ChatGPT.Já não seria o primeiro e o importante não é isso.Mais do que mostrar a capacidade dessa ferramenta produzir textos, interessa-me olhar para o sururu à volta do tema e o que está por detrás do entusiasmo. Será a Inteligência Artificial novidade? Será uma modinha como o…
Não. A criatividade gera valor. E é esse valor o que vende.Quanto mais gerarmos, mais vendemos e por melhor preço, claro. Vejamos um exemplo básico: água.Enlatada na Áustria e vendida na Califórnia.Chama-se Liquid Death e tem como assinatura “mata a tua sede.”Mike Cessario, o seu criador lançou-a em janeiro de 2019.Apostou na criatividade em todos…
Não, nem nada que se pareça. Pode até dar-se o oposto.É uma regra básica do marketing e da vida.Ensina-se numa ou duas universidades e era prática à porta dos liceus nos anos 90 ou na Baixa, neste caso aplicada à promoção e venda de relógios, óculos de sol e substâncias psicotrópicas. Hoje, o “negócio” da…
Pergunta difícil esta.As boas práticas da I&D dizem-nos que devíamos valorizar mais o erro porque deles nascem as inovações.O problema é que nunca sabemos de qual exatamente vai surgir a próxima vacina, programa de computador, plataforma de streaming ou anúncio do ano. Errar não é fácil, principalmente quando o propósito é fazer melhor e diferente.Por…
Vem a dúvida a propósito da World Of Wine, marca na berra nestes últimos dias.É detida pela holding The Fladgate Partnership juntamente com a Taylor’s, Croft, Krohn, Yeatman Hotel e Vintage House Hotel.Se ainda não percebeu, estamos a falar de marcas de vinhos do PORTO ou hotéis e actividades culturais em torno do vinho do…
Visão, determinação, rigor, força, racionalidade e até mesmo frieza … Certo. Deve ser disto que é feito o Elon Musk.Mas há, no outro extremo da escala de Musk, um outro tipo de líder.O atento, próximo, preocupado, humano e até mesmo, pasme-se, emocional.E é disto que é feito Bob Iger o anterior e agora de novo…
Depois dos “Lamechas” dos “Não está mal, mas…” trago-vos hoje os “WTF !?”. Um explêndido compêndio de filmes de Natal feitos sob o efeito de substâncias ilícitas ou numa colónia hippie de nudistas nórdicos.Como provavelmente muitos de nós passaremos o dia a empanturrar-nos com fritos e vinho de várias qualidades, guardei a loucura publicitária para…
Não, não é a Música no Coração nem o Sozinho em Casa, já vimos isso. São os melhores anúncios de Natal segundo o critério de JC, eu, neste caso.Ontem vimos os “Lamechas”, hoje gostava que vissem os “Não está mal, mas…”São filmes com boas, ou até mesmo muito boas ideias, mas onde estava à espera…
Cheios de princípios, amigos dos colegas, preocupados com os que passam a quadra sozinhos?Vem isto a propósito da publicidade, claro.Chega esta altura e chegam os filmes com estes temas.Não, não estou a falar de Hollywood, mas dos anúncios que o Natal inspira.Todos juntos ocupam tanto tempo como o Sozinho em Casa e divertem-me muito mais.Em…